Sou professor!

Romy CastroParabéns a todos os professores pelo seu dia. Nesse 15 de outubro, quero aproveitar para ratificar minha condição: SOU PROFESSOR. Não aceito outra denominação. Fiz Universidade para ser professor. Minha carteira diz que minha função é professor. Meus anos de experiência me fizeram professor. Educador é pai, mãe, família. Se o professor também repassa valores morais e éticos, se é exemplo, é um professor que também educa, mas não deixará de ser professor. Querer que ele vá além de sua função de ensinar, de professar (que significa ter convicção, dedicar) tira dele as suas obrigações e impõe funções que não lhe cabem. A família, a sociedade, os alunos, os diretores, os pedagogos devem exigir que o professor seja comprometido, responsável, competente e importante para a construção do conhecimento – o que já é uma enorme responsabilidade. Muito da crise da educação nacional tem estreita relação com docentes que fazem atividades extraclasses e projetos mirabolantes, que se dedicam à “formação integral”, mas esquecem de que sua função é ensinar direito, com competência e dedicação. Não é culpa deles (nossa), decerto, mas de uma cultura arraigada que vê na figura do professor o pai, o avô, o padrinho... Para o nosso bem, devemos lembrar todos os dias que os alunos esperam de nós que sejamos bons professores. Simples assim!


Professor Romy Castro, via facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural