Sem amparo, doentes mentais vagam pelas ruas de Santarém


O cidadão da foto acima é conhecido de grande parte da população de Santarém, no oeste do Pará. Muitos o chamam de 'João Toque-Toque', um senhor de idade ignorada, que perambula pelos arredores do centro comercial da cidade, sempre seminu ou completamente sem roupa, como se vê nesta foto feita pelo fotógrafo Carlos Matos, no último dia 1º de setembro, na praça do Pescador.


'João Toque-Toque' é um dos doentes mentais mais antigos de Santarém. Sobrevive do que cata no lixo ou da generosidade de uns poucos samaritanos. Ele é sempre visto na praça da Matriz, onde passa a maior parte do tempo. Por lá, faz suas necessidades fisiológicas, se alimenta, dorme e é ignorado por todos.


No dia em que foi flagrado andando sem roupa, 'João' atraiu a atenção das pessoas que, coincidentemente, apreciavam uma exposição fotográfica denominada 'Múltiplos Olhares'.


Algumas pessoas ficaram chocadas com aquela cena, outras, porém, permaneciam indiferentes à presença do homem nu na praça, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.


Em Santarém, infelizmente, por falta de políticas públicas voltadas ao atendimento e apoio a pessoas com deficiência mental, essa cena é mais comum do que se imagina. Além do 'João' desta foto, há outras 'Marias', 'Franciscos' e 'Pedros', que vivem à margem do esquecimento e são ignoradas pelas autoridades municipais e também pela sociedade.


Blog Quarto Poder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural