Educação e IDHM em Santarém


Marilza Serique, secretária adjunta de Educação de Santarém (Foto: O Estado Net)

Santarém teve um incremento no seu IDHM de 64,13% nas últimas duas décadas, acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (56,42%). Em grande parte, esse crescimento se deve aos avanços na educação. Os dados publicados pelo Atlas 2013 mostram que entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,251), seguida por Renda e por Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos também foi Educação (com crescimento de 0,175), seguida por Longevidade e por Renda.


Para a secretária adjunta de Educação de Santarém, professora Marilza Serique, o avanço do município no IHDM, inclusive colocando a Pérola do Tapajós na 4ª posição no ranking estadual, muito se deve à educação e ao trabalho de monitoramento de todo o processo educacional.



Segundo Marilza, desde o ano de 2004, Santarém tem parceria com o Instituto Ayrton Sena que funcionou aqui pela primeira vez em 2001, ainda no governo do ex-prefeito Lira Maia. “De lá pra cá a gente tem feito todo um acompanhamento do trabalho, os professores se tornaram mais comprometidos com a aprendizagem dos alunos porque nós focamos a questão que a criança vai para escola não para ser aprovada, mas para aprender. Nós focamos também que o professor não vai para escola só dar aula, mas para ensinar as crianças. Esses novos conceitos ajudaram Santarém a fazer o dever de casa em relação à educação. Não precisa muito, basta fazermos o óbvio que acompanhar frequência dos alunos e nível de aprendizagem”, avalia.
Dentro da parceria com o Instituto Ayrton Senna, existe um projeto chamado “Circuito Campeão” que prevê o acompanhamento da leitura e da escrita. Os professores verificam qual o nível de leitura das crianças, veem a cada mês se elas estão melhorando ou não. Outra questão importante é o acompanhamento da frequência. Santarém já ganhou inclusive um prêmio nacional do Instituto Ayrton Sena por ter um índice de evasão baixíssimo.


“Na hora em que as crianças desaparecem das escolas, imediatamente o diretor vai procurar saber o que aconteceu com aquelas crianças. Então, são coisas pequenas, como o monitoramento da frequência que ajudam a educação a avançar. Hoje, a nota das séries iniciais de Santarém no Ideb é de 4,6. A nota que era projeta para 2013 foi alcançada em 2011. Nas séries finais a meta era 4,4. Santarém obteve 4,0, mas está trabalhando para bater a meta em 2013”, declara a secretária adjunta de Educação Marilza Serique.


Para continuar avançando na educação, a Semed mantém a parceira com o Instituto Ayrton Sena e agora tem conta também com o PNAC, que é um programa do governo federal para formação continuada dos professores da rede municipal. “O programa vai trabalhar a questão da alfabetização, porque a meta do governo federal é pela alfabetização na idade certa. As crianças devem ser alfabetizadas até os 8 anos de idade. Existe uma parceria com a Ufopa para a formação dos professores. Acredito que isso vai dar de novo um grande impulso nesse processo de ensino-aprendizagem. Vamos continuar crescendo no índice do Ideb e no IDHM, também”, afirmou Marilza Serique.


Informações : O Estado Net

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