Construção de hidrelétricas no Tapajós preocupa deputados. Penna, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, demonstra preocupação com o aquífero Alter do Chão

[caption id="attachment_16347" align="aligncenter" width="360"] Foto: TAMARA SARÉ[/caption]

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, deputado Penna (PV), demonstrou preocupação com o ecossistema na região e com o impacto que a migração desenfreada pode provocar na já conturbada Itaituba.


A maior preocupação de Penna é com relação ao recém descoberto aquífero Alter do Chão, que pode ser o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amapá, Amazonas e Pará, na região de Santarém, e tem volume de 86 mil km³ de água doce, suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes.


O anúncio de construção de duas usinas no rio Tapajós chama a atenção, pela possibilidade de atingir a praia de Alter do Chão, considerado um dos mais belos lugares do mundo. “Já solicitei á Universidade do Estado do Pará os estudos sobre o aquífero. Precisamos conhecer qual é a verdadeira extensão de água do aquífero e se seus limites avançam além do território brasileiro”, informou o deputado.


Informações DOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural