Medicilândia: Festival de Poratim é Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (11/05), projeto de Lei de iniciativa do deputado Airton Faleiro, que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, para o estado do Pará, o Festival do Porantim. O festival é realizado desde 1998, no município de Medicilândia, na Transamazônica, e nasceu da iniciativa de professores e estudantes em homenagear os 500 anos de descobrimento do Brasil.


O Porantim foi criado para divulgar a história dos índios, primeiros habitantes do Brasil, e, é claro as tribos indígenas da região da Transamazônica e Xingu. O festival cresceu nestes 12 anos em que acontece e hoje é uma festa que envolve os municípios da região. Todos os anos uma tribo indígena é homenageada. A festa aborda os aspectos culturais, sociais, folclóricos e musicais dos indígenas. São dois dias de evento e uma das principais finalidades é manter viva a cultura e as lutas dos povos indígenas.


”Tão importante quanto a manifestação cultural é o componente expresso no festival que são as lutas de interesse de cada tribo”, disse Airton Faleiro, da tribuna ao defender a aprovação do projeto. O parlamentar recordou que aquela região já passou por duas grandes migrações: a vinda da população ribeirinha e a chegada da colonização. A região passará agora por um terceiro ciclo de migração, com a construção de Belo Monte. Daí a importância de eventos culturais como o Porantim que resgatam a historia e as lutas das populações indígenas.


fonte: Ass. Imprensa/ Dep. Airton Faleiro

Comentários

  1. Olá, bom dia! Sou cidadã Medicilandense, professora e fiquei contente c/ a lei que regulamenta o porantim patrimônio do estado. A minha tristeza é que não temos nenhum recurso destinado para realização deste evento que hoje é a maior festa cultural realizado em nossa cidade. Encaramos tudo c/ muita garra, apoio financeiro temos muito pouco. Ontem 04/06 tivemos a presença dos deputados Zé Geraldo e A irton Faleiro, esperamos que para o próximo ano o Festival possa contar c/recurso específico. Nós Nação Porantim, agradecemos imensamente a iniciativa e convidamos para unirmos força nos próximos anos. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Alcione, professora de Medicilândia, e faço parte da Comissão organizadora do Festival do Porantim, estamos muito felizes por receber esta noticia de recolhecimento de anos de trabalho com a comunidade escolar. A Escola Abraham Lincoln sente muito honra com a atitude do deputado Airto Faleiro. Mas ainda falta muito, principalmente recursos financeiros pra tocar o projeto. Esperamos que as autoridades possam visualizar este projeto tão importante para o povo Medicilandense com mais carinho e que nos ajunte financeiramente. Seja uma amigo solidario da Escola A. Lincoln. Juntos podemos fazer diferença.Abraço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural