Estado assume gestão da hemodiálise em Santarém

[caption id="attachment_16111" align="alignleft" width="275"] Foto/Ilustação[/caption]

Em reunião , que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde, convocada pelo promotor de justiça Tulio Chaves Novaes, foi proposto pelo município de Santarém que a gestão do serviço de hemodiálise retorne para o Estado. Dez novas máquinas devem chegar ao município, e nova reunião será feita no dia 23 de outubro para definir os critérios de mudança da gestão.
De acordo com Emanuel Silva, secretário municipal de Saúde, o serviço de hemodiálise foi entregue ao município em 2005, mas só entrou em funcionamento em 2006. Durante vários meses o serviço foi custeado pelo município. Foi feito um convênio com o Estado, que não foi renovado em 2011. Silva ressaltou que o município não poderia arcar com os custos de manutenção do Centro de Hemodiálise, e solicitou ajuda do Estado.
Diante das dificuldades de manutenção do serviço pelo município, a secretária estadual adjunta de Saúde, Heloisa Guimarães, informou que o Estado aceita assumir inteiramente a responsabilidade da gestão da hemodiálise em Santarém e solicitou prazo de 30 dias para que a passagem do serviço seja regulamentada e com os critérios definidos.


Participaram da reunião Belina Soares, diretora da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará; Heloísa Maria Guimarães, secretária adjunta de Saúde do Estado do Pará (Sespa); Conceição Menezes, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Fábio Tozzi, diretor clinico do Pronto Socorro Municipal; Emanuel Silva, secretário de Saúde do município e Herbert Moreschi, diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas, além de outros convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural