Estado assume gestão da hemodiálise em Santarém

[caption id="attachment_16111" align="alignleft" width="275"] Foto/Ilustação[/caption]

Em reunião , que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde, convocada pelo promotor de justiça Tulio Chaves Novaes, foi proposto pelo município de Santarém que a gestão do serviço de hemodiálise retorne para o Estado. Dez novas máquinas devem chegar ao município, e nova reunião será feita no dia 23 de outubro para definir os critérios de mudança da gestão.
De acordo com Emanuel Silva, secretário municipal de Saúde, o serviço de hemodiálise foi entregue ao município em 2005, mas só entrou em funcionamento em 2006. Durante vários meses o serviço foi custeado pelo município. Foi feito um convênio com o Estado, que não foi renovado em 2011. Silva ressaltou que o município não poderia arcar com os custos de manutenção do Centro de Hemodiálise, e solicitou ajuda do Estado.
Diante das dificuldades de manutenção do serviço pelo município, a secretária estadual adjunta de Saúde, Heloisa Guimarães, informou que o Estado aceita assumir inteiramente a responsabilidade da gestão da hemodiálise em Santarém e solicitou prazo de 30 dias para que a passagem do serviço seja regulamentada e com os critérios definidos.


Participaram da reunião Belina Soares, diretora da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará; Heloísa Maria Guimarães, secretária adjunta de Saúde do Estado do Pará (Sespa); Conceição Menezes, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Fábio Tozzi, diretor clinico do Pronto Socorro Municipal; Emanuel Silva, secretário de Saúde do município e Herbert Moreschi, diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas, além de outros convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subcomissão vai fiscalizar obras inacabadas no Brasil

Governo oferece curso de elaboração de projetos e captação de recurso para o terceiro setor em Santarém

Programa“Crack – É possível Vencer” será implantado em Santarém