Ferrovia e crescimento econômico

A inclusão de Santarém no Programa Nacional de Investimentos em Logística, lançado na última quarta-feira (15), em Brasília, foi recebida com entusiasmo pelos empresários e comerciantes do município. O programa prevê a construção de uma linha ferroviária que ligará a cidade a Lucas do Rio Verde (MT). A pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) também será concluída, consolidando um eixo logístico fundamental para o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro.


Para o presidente da Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, Alberto Oliveira, a ferrovia representará um grande impulso no desenvolvimento de toda a região. “A facilitação do escoamento da produção do Mato Grosso pelo porto de Santarém fomentará a economia da região como um todo”, analisou. Outra vantagem apontada por ele é a questão ambiental. “Está provado que a capacidade de dano ambiental da ferrovia é bem menor que de uma rodovia, além de baratear o custo do transporte”, destacou.


Para o vice-governador Helenilson Pontes, que participou do lançamento do programa no Palácio do Planalto, a inclusão de Santarém na rota de investimentos é o reconhecimento de que o município é fundamental para a logística de transporte do Brasil. “Com a BR-163 concluída e a futura ferrovia, Santarém sai de um passado de décadas de isolamento e entra definitivamente na história da economia do Brasil”, frisou.


Ag. Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural