Pará teve o maior número de assentamentos em 2011

O programa de reforma agrária do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) assentou no ano passado 22.021 famílias. (mais baixo índice registrado em 16 anos). O melhor índice foi registrado em 2006, quando 136.358 famílias tiveram acesso à terra. Celso Lisboa Lacerda, presidente do INCRA, disse que um dos fatores que explicam a redução no número de assentamentos é a queda na demanda. "Há muito menos famílias acampadas hoje do que no governo do presidente Lula", afirmou. Pelas estimativas do Incra, o total de famílias acampadas em todo o País gira em torno de 180 mil. É a metade do que existia no início do governo Lula.
Pernambuco teve o mais baixo índice de assentamentos de toda federação. O governo desse estado assentou apenas 102 famílias no ano passado ( O MST contabiliza quase 15 mil famílias acampadas à espera de um lote de terra no Estado)
O Estado que teve o maior número de assentamentos no ano passado foi o Pará, com 4.274 famílias. Isso vem se repetindo desde o governo de Fernando Henrique, porque se trata da região com maior área de terras pertencentes à União, que podem ser mais facilmente destinadas à reforma.


As informações são da Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural