IHGTap: Paulo Rodrigues dos Santos será o patrono da entidade

[caption id="attachment_12600" align="alignleft" width="149" caption="Foto: Jeso Carneiro"][/caption]

Por maioria de votos, os pesquisadores de história que vão compor o IHGTap - Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, a ser fundado oficialmente no próximo dia 23/03, decidiram em assembleia realizada nesta terça-feira (13/03), à tarde, na sede do ICBS (Instituto Cultural Boanerges Sena), que o patrono da nova entidade será o historiador Paulo Rodrigues dos Santos (foto), autor do principal livro de história da região, o Tupaiulândia. O nome do historiador recebeu 14 votos (um por e-mail) contra 2 apresentados para o historiador Fulgêncio Simões, de Alenquer.


O encontro serviu, também, para decidir sobre a inclusão de novos integrantes ao instituto, indicados por atuais membros ou que se candidataram para fazer parte do IHGTap, que tem por objetivo fomentar as pesquisas históricas na região, bem como resgatar acervos documentais guardados em depósitos dos poderes constituídos do município, muitos deles já deteriorados.



Membros - A reunião foi presidida pelo padre diocesano Sidney Canto, que retornou de São Paulo onde esteve nos últimos anos. Ele (que vai assumir a paróquia de Vila Curuai, neste sábado) iniciou no ano passado os contatos com o IHGB - Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e foi incentivado a criar o instituto aqui na região. Esta foi a quarta reunião de pessoas interessadas em pesquisar a história da região, entre historiadores, geógrafos, professores, jornalistas, advogados e estudantes, para consolidar a criação da nova entidade.


Participaram desta reunião o padre Sidney Canto; os professores Anselmo Colares e Raimunda Monteiro (Ufopa) Paulo Lima (Iespes), Francisca Canindé (Ulbra) e Alenilson Ribeiro (Col. São Raimundo); os jornalistas Jota Ninos e Jeso Carneiro; o geógrafo e blogueiro Sidney Rocha; o pesquisador Cristóvão Sena (ICBS); o advogado José Ronaldo Dias Campos; o acadêmico Yago Estouco (Mojuí dos Campos) e o pesquisador Wildson Queiroz (Alenquer).


Todos os nomes apresentados foram aprovados, mas alguns ainda deverão ser confirmados como membros fundadores no dia 23/03, sendo subdivididos em sócios efetivos e sócios correspondentes (aqueles que não moram na região oeste, e que poderão contribuir com instituto, de longe). O IHGTap deverá ser fundado, inicialmente, com pelo menos 50 membros.


J. Ninos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural