A divisão do Pará só favorece as elites políticas.

Por: Andreza Rodrigues. Em comentário sobre: Pesquisa Vox Populi sobre a divisão do Pará


Não sou paraense, mas moro no sudeste paraense a mais de 20 anos (Redenção), professora de História e me posiciono CONTRA A DIVISÃO DO PARÁ, por motivos bem racionais: O paraense tem que se conscientizar que a divisão só vai favorecer as elites políticas que tem INTERESSES PESSOAIS com essa divisão. O Pará está se desenvolvendo agora, portanto, é momento de unir forças para todos crescerem juntos. Não dá para querer enganar a população e defender que tamanho territorial e distância da capital dificulta a gestão pública, com a internet esse argumento NÃO MAIS SE JUSTIFICA, o problema da má gestão é desvio de dinheiro público, ou seja, é a CORRUPÇÃO QUE ESTÁ NA VEIA DE BOA PARTE DOS POLÍTICOS! Isso sim é um grande problema nacional e um entrave ao desenvolvimento de qualquer estado, não diferente no estado do Pará.
E o mais intrigante é essa forma que foi proposta a divisão: como pode o Pára que é o principal ficar apenas com 17% do seu território total? Sendo que mais de 66% da população vive nessa área do Estado? É totalmente incoerente, até por que aquela região é tão necessitada e carente quanto as demais, não seria nada justo. Além do que o ônus que será para a União a criação de mais estados, será que o povo brasileiro vai querer pagar essa conta? NÃO A DIVISÃO.


Post relacionado: Calendário do Plebiscito.

Comentários

  1. Que pena, que uma pessoa que se diz professora de história pensa de forma tão medíocre... só nos resta lamentar.

    ResponderExcluir
  2. Ela é contra porque não é paraense, se fosse saberia o que passamos de fato.

    ResponderExcluir
  3. LEIAM isso e só depois entao tomem um posicionamento.. baseado em argumentos REALISTAS..

    10 motivos para dizer não, a divisão do pará!

    1. As regiões de Carajás e Tapajós vão perder investimentos sociais. O dinheiro que hoje é destinado a saúde, educação, segurança e infraestrutura será usado para custear a máquina administrativa. Os 1,7 milhão de habitantes do Tapajós e os 1,4 milhão de h...abitantes do Carajás não serão atendidos nas necessidades básicas.
    2. A Divisão aumenta as despesas e os novos estados empobrecem. O PIB já baixo será usado para o funcionamento do novo estado. Será preciso investir na criação de um governo estadual, uma assembléia legislativa, um TJE, um MPE, um TCE, um TCM e outros cargos.
    3. A Falência do Pará. O estado perde maior parte de sua receita mais permanece com 78 municípios e 4,6 milhões de habitantes.
    4. Royaties da Mineração para poucos. Os estados do Pará e Tapajós ficarão de fora da maior parte dos investimentos da mineração, que beneficiará uma região com apenas 1,4 milhão de habitantes.
    5. Impostos mais altos. A nova situação fiscal nos estados do Pará, Tapajós e Carajás vai afastar as chances de novos negócios em todas as regiões.
    6. Todos perdem investimentos. Indústrias da região de Carajás terão sua carga tributária aumentada para exportar pelos portos de Vila do Conde, Espadarte ou de Itaqui, impedindo o crescimento do ramo.
    7. Energia mais cara ainda. A produção de Tucuruí poderá chegar mais cara nas casas da população dos novos estados.
    8. Biodiversidade em risco. A necessidade de aumentar a geração de riquezas e o PIB dos novos estados pode ameaçar as Unidades de Conservação Ambiental, provocando maior destruição da biodiversidade.
    9. Estagnação da economia. O PIB paraense acumulou um crescimento de 160% nos últimos 15 anos, bem acima da taxa brasileira. Divididos, os três estados sofreriam redução e entrariam em crise econômica.
    10. Desemprego. Uma das principais consequências da redução do PIB, alta nos impostos e crise econômica será aumento do desemprego, causando o sofrimento de famílias tanto na Região Metropolitana de Belém, quanto em Marabá, Altamira ou Santarém.

    Isso é o que todo o povo paraense perde com a divisão.
    Por isso diga não!

    O Pará inteiro é mais forte!

    Participe desta campanha, converse com familiares, colegas e amigos.
    Todos estão convidados a comparecer as urnas no dia 11 de dezembro.
    Esta não é uma eleição comum. Vamos decidir o hoje da nossa família e o futuro de filhos e netos.

    ResponderExcluir
  4. Parece que só na região de Carajás e Tapajós tem-se elites? E em Belém não tem né?!

    ResponderExcluir
  5. crislane lira01/11/2011, 13:28

    Maria tereza concordo plenamente com a Prof Andeza Rodrigues
    pois o Pará esta se desenvolvendo agora.
    palavras mediocre foram as suas, pois o Pará inteiro é mais forte!
    por isso diga NAO!

    ResponderExcluir
  6. Ádala Negrão15/11/2011, 17:53

    Concordo plenamente com a professora!!!!!!!
    E outra tem que ser paraense mesmo pra dizer não pois com a divisão do pará os mais prejudicados seremos nos.Vc que diz sim divida sua casa em três partes se vc dividir eu digo que vc não e mediocre.PARÁ DIZ NÃO E NÃO

    ResponderExcluir
  7. parabêns professora isso mesmo,,,não e não,,,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural