A Divisão do Pará é debatida na Maçonaria.


Aconteceu ontem, na Loja Maçônica Harmonia, Nº 08, filiada a Grande Loja do Pará, que tem como Grão-mestre José Nazareno Nogueira, um debate sobre a Divisão do Pará, como sendo um dos diversos atos em comemoração da Semana do maçom, que teve inicio domingo com uma caminhada da família maçônica pelas ruas de Belém.

Estiveram presentes irmão de vários orientes e autoridades de diversos setores que deram um brilhantismo ao debate que foi muito salutar revelando que e a maçonaria paraense não se furta de participar ativamente dos temas que envolve a sociedade paraense.

O debate transcorreu dentre da harmonia e concórdia, como era de se se esperar de uma loja maçônica e possibilitou aos presentes dados significativos e argumentos contundentes, oriundos dos palestrantes como forma de subsidiar nós paraense, para que possamos ao longo de campanha plebiscitária ter a convicção devida do que é melhor para o Pará.

A dinâmica do debate se deu com a palestra proferida pelo Sr. Eduardo Costa, presidente do Conselho Regional de Economia. De outro lado, mostrando a viabilidade do criação de novos Estados estava o Deputado Federal Giovanni Queiroz, que no ato representava o Estado do Carajás.


Entre os presentes estava o vice-governador Odair Corrêa, que também foi convidado a fazer uma explanação sobre a viabilidade do Estado do Tapajós.



Após as exposições a plateia fez um grande número de perguntas, mas todas devidamente respondidas pelos debatedores.

Logo após o encerramento, foi servido aos presentes um saboroso ágape.


Comentários

  1. ESTADO DO TAPAJÓS, A EMANCIPAÇÃO É UMA LUTA.

    Comentário: Jonivaldo Sanches

    Todo esforço será pouco no embate político pela criação dos futuros estados do Tapajós e Carajás, especialmente pela criação do Estado do Tapajós, onde pretendemos viver.
    Infelizmente, creio que falta maior mobilização junto às pessoas da capital, Belém,
    e mesmo nas ruas de nossas cidades do oeste. Temos, como venho defendendo a bastante tempo, de demonstrar o quanto a criação das novas unidades federativas, Estado do Tapajós e Estado do Carajás podem ser importantes para o futuro da Amazônia por fortalecer sua importância política, com aumento de bancada parlamentar nacional da Amazônia nas duas casas, Camara Federal e Congresso e melhorar e gerenciamento do território da região norte, na Amazônia.
    Temos de demonstrar como o discurso da perda de recursos do Pará remanescente é falacioso, pois omite que haverá economia com investimentos nessas regiões do Pará.
    É necessário que se faça campanha de massa enviando mensagens a todos os conhecidos da capital, Belém, e divulgando os artigos que demonstram a viabilidade e importância da criação dos novos Estados, Tapajós e Carajás, junto aos moradores da zona metropolitana de Belém.
    É necessário mostrar que o projeto de criação saiu do papel para se tornar realidade em 11 de dezembro. Ele tem de estar nas ruas. A campanha não vai se iniciar somente quando calendário eleitoral permitir, já deve estar neste momento a todo vapor para se contrapor a opinião dos contrários. Essa é uma campanha que tem de estar na porta de casa e no coração de cada morador dessas regiões do Tapajós ou Carajás.
    Somente a participação do povo criará o Estado do Tapajós e do Carajás.
    Essa chance é única. A participação popular terá o condão de vincular a legitimidade desse povo libertador para cobrar que os governos desses futuros Estados, Tapajós e Carajás, nasçam respeitando efetivamente suas constituições e os princípios de uma democracia efetivamente popular.
    Na História desse país somente nesse momento isso será possível, pois os demais Estados, Mato Grosso do Sul e Tocantins, foram criados sem a participação do povo, porém essa participação não pode ser dar somente votando, mas sim discutindo-se, debatendo e convencendo a quem não acredita no projeto de emancipação de que ele é forma estratégica de desenvolvimento regional na Amazônia e promoção da melhoria de vida das populações de toda essa região esquecida e de belos rios e muita pobreza.

    ResponderExcluir
  2. DEPUTADOS DO AMAZONAS DEFENDEM A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS.

    Pelo Tapajós – Deputado amazonense em Santarém
    Sinésio Campos (PT) lidera movimento pelo Estado do Tapajós em Manaus

    O deputado estadual e líder de Governo do Amazonas na Assembléia Legislativa, Sinésio Campos (PT), é hoje um dos grandes militantes no movimento Pró-Tapajós em Manaus. Nascido na região do Lago Grande (Santarém), o Deputado vai estar em Santarém na segunda-feira (22/08), que concederá uma entrevista coletiva à imprensa local, abordando temas referentes à mobilização que vem ocorrendo em Manaus.

    Recente levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) indica que pelo menos 80 mil dos mais de 300 mil paraenses residentes em Manaus, ainda mantêm os títulos nas regiões de origem, o que representa um grande número de eleitores para o plebiscito de 11 de dezembro. O levantamento se baseia nas informações de pessoas que votaram em trânsito nas últimas eleições no Estado. O município de Manaus tem sido por décadas, o refúgio de milhares de cidadãos paraenses.

    Por conta disso, a ansiedade de participar do processo eleitoral do plebiscito, a ser realizado no dia 11 de dezembro no Pará, é enorme. Já foi criado naquela cidade, no início do mês, um Comitê Pró-Estado do Tapajós (Compet), para ser um espaço democrático que está servindo de base para esclarecer dúvidas dos paraenses que residem no Amazonas.

    Após diversas reuniões realizadas, foi constatado de que a Zona Leste de Manaus concentra o maior número de pessoas vindas do Oeste paraense e estrategicamente é nessa área que o Compet/AM está atuando, com a realização de palestras num local reservado para esse fim com capacidade para comportar 100 pessoas sentadas. Além disso, liderança do Compet fazem quase que diariamente panfletagem nas escolas e feiras da região. A previsão é que sejam criados pelo menos mais três comitês em outras zonas do Município.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural