Região Norte é a segunda em denúncia de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Levantamento da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh), realizado em maio deste ano, revelou que a região Norte registrou cerca de 58 denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes para cada grupo de 100 mil habitantes no período. De acordo com a Presidência da República, o número representa o segundo maior do Brasil, proporcionalmente e está ligado à imigração de homens para trabalhar em obras em estados.


Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedh, Carmem Oliveira, o aumento do número de denúncias se deve à maior conscientização da população e, também, ao aumento dos casos de violações. Segundo a Secretaria de Estado da Assistência Social do Amazonas (Seas-AM), o Estado apresenta o sexto maior índice de denúncias em nível nacional e o segundo na região Norte.



Um dos motivos para o crescimento no número de registros deste crime pode estar ligado às grandes obras. Na região Norte, por exemplo, destaque a construção de diversas Usinas Hidrelétricas como Belo Monte e Jirau, no Pará e em Rondônia, respectivamente. O motivo é que esses canteiros atraem trabalhadores desacompanhados das famílias e, na maioria das vezes, os municípios têm pouca estrutura para combater esse tipo de exploração.


“Temos evidência que, no contexto das grandes obras, aumentam os casos de violação porque há uma imigração que equivale ao número da população que já existe no município. Rapidamente se instaura um mercado de prostituição nesses canteiros”, comentou Carmem Oliveira. Segundo ela, os municípios com maior número de denúncias são, justamente, os que recebem a menor cobertura de programas de combate à exploração sexual.


Em números proporcionais de denúncias, a região Norte perde apenas para o Centro-Oeste, com 63 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, está o Nordeste (54,83), Sul (42,34) e Sudeste (35,23).


O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é grátis. Também é possível encaminhar denúncias pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br.


Fonte: Portalamazônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural