As intenções de Dallari com o plebiscito em todo Brasil.

A iniciativa pode ter dois objetivos. O primeiro é político: antecipar a posição que São Paulo assumirá, caso, com a aprovação dodesmembramento em plebiscito, o projeto de criação do Tapajós e de Carajás voltar ao Congresso Nacional para decisão final. Os grandes Estados deverão votar contra, para não perder peso político nem participação econômica na federação brasileira. Deverão ter maioria para a rejeição da proposição.


A ação de Dallari também revela uma face do colonialismo interno. Um Estado amazônico, como, de resto, toda a região, que é fronteira de recursos naturais do país, não pode ter veleidades de autodeterminação, mesmo dentro da organização federativa nacional, cláusula pétrea da constituiçãoatual (e das anteriores).


Fragmento do texto publicado no Correio do Brasil


Leia também: Plebiscito: Direito ao voto provoca batalha jurídica.



Comentários

  1. O Estado do Tapajós só tem a contribuir para o desenvolvimento da região norte., por isso é que queremos o desenvolvimento de toda a região do Pará que será transformado em mais 3 estados, firme , forte, unido, com administrações própria e governos centralizados em suas três novas capitais, Belém, Santarém e Marabá. 3 governadores na região terão mais força que um. Será o fim da hegemonia do eixo São Paulo- Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural