98% do rebanho paraense vacinado.

Cerca de 18 milhões de gados foram vacinados na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa, no período de 1º a 15 de junho, segundo balanço parcial da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O número, que corresponde a 98% do rebanho paraense, atualmente em 19 milhões de cabeças, representa o primeiro passo para que o Estado conquiste o certificado internacional da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), de área livre da aftosa.


Segundo o diretor operacional da Adepará, Sálvio Silva, das 20 gerências da agência no Estado, resta apenas uma concluir o mapeamento das comprovações da vacina, para que os números sejam encaminhados ao Ministério da Agricultura. “Até o fim do ano, o Pará será nacionalmente considerado livre da febre aftosa”, assegura.


A segunda etapa da vacinação acontece durante o mês de novembro, à exceção da ilha do Marajó, onde a campanha ocorre em uma etapa única, de 15 de agosto a 30 de setembro, por motivos climáticos que impedem a vacinação nos pastos. Nos municípios do Marajó deverão ser vacinados 500 mil gados.


Registros - Atualmente 75% do território paraense são livres da aftosa, incluindo-se aí os 44 municípios correspondentes à área 1. “Temos 14 milhões de gados livres do risco de contaminação e cinco milhões ainda com risco, em 100 municípios das áreas 2 e 3, que ainda são de médio risco. É necessário vencermos estes 25% restantes para que o Pará fique livre da aftosa”, ressalta.


Ele informa que o Pará está há seis anos sem registros da febre. “É muito importante que os nossos produtores também colaborem. Depois de vacinar o gado, eles devem se dirigir a um escritório da Adepará e notificar a vacina. Só assim o Estado conseguirá a certificação. Estamos em 123 municípios, dos 144 do Pará”, afirma. Ele ainda alerta que os produtores que não participarem da campanha poderão pagar multa e ficar sem o Guia de Trânsito do Animal (GTA).



O próximo passo é conquistar a certificação internacional. Para isso, o Pará deverá requerer a comprovação de área livre até maio de 2012, quando os países membros da OIE fazem a reunião anual da organização em Paris, na França. No encontro, dados recolhidos por auditores nacionais e internacionais deverão ser apresentados para que o Sistema de Atenção Sanitária do Pará receba certificado de área livre.


Ag. Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural