Santarém: Governador entrega novas instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) conta com 15 novas máquinas de hemodiálise, totalizando agora 27 equipamentos - que suplantam a demanda de renais crônicos da região oeste, atendendo não apenas Santarém, como outros 19 municípios da região -, além de um setor completo de fisioterapia para o tratamento de lesões acarretadas pelo câncer.  A entrega dos equipamentos e inauguração do centro fisioterápico aconteceu na última quarta-feira, 22, com a presença do governador Simão Jatene.


“Esse é um momento de celebrar a vida. Sabemos que os renais crônicos necessitam dessas máquinas para viver melhor, e disponibilizá-las significa garantir condições para que essas pessoas possam lutar contra a doença e ter uma vida mais digna. Sendo assim, o meu sentimento é de felicidade, por estar contribuindo para que tantas delas possam ter essa qualidade de vida”.



A inauguração também resgata um compromisso assumido há três meses, na agenda mínima de governo. Hoje a demanda de pacientes renais que necessitam de atendimento no HRBA é de 32 vagas; com a nova estrutura o número de leitos disponíveis sobe para 90. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, informou ainda que a partir do mês de junho todos pacientes dos 19 municípios da região, além de Altamira, não precisarão mais se deslocar para Belém para tratamento de câncer. Segundo ele, com a reestruturação do hospital será possível oferecer tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou braquiterápico no próprio Hospital Regional.


“Vamos ampliar alguns serviços, como o de neurologia e neurocirugia, e também estamos iniciando o atendimento na área cardiológica. Este mês já foram implantados marcapassos em diversos pacientes, que outrora necessitavam viajar para Belém para fazer esse tipo de intervenção. Outro avanço é a ampliação de vagas para UTI, das 7 atuais para 20, a fim de que possamos efetivar, até o ano que vem, a realização de cirurgias cardíacas e oncológicas, assim como os transplantes”, disse o secretário.


Na ocasião o diretor do HRBA, Heberth Moreshi, agradeceu a Simão Jatene pela contribuição para o setor da saúde na região com a construção do Hospital Regional, ainda em sua primeira gestão, e agora com a ampliação da unidade, entregando ao governador uma placa comemorativa. “Durante todo o ano passado o Pará enfrentou problemas com relação à situação dos renais crônicos. Mesmo ciente desta situação, o governador não se omitiu e disse publicamente que em 90 dias o problema estaria resolvido. Hoje estamos aqui, noventa dias após o seu pronunciamento, inaugurando e tornando esse momento histórico. Esse é o tipo de ação que nossa população quer e necessita, por isso queremos dar os nossos parabéns”, disse.


O presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Miguel Maciel, também prestou homenagem ao governador com a entrega de uma placa em agradecimento pela atenção com os pacientes renais. “Agradeço ao governador pela competência e sensibilidade para com o povo do oeste do Pará, demonstrada aqui com a implantação do Centro Renal de Terapia Substitutiva e do Centro de Fisioterapia. Quem vive a realidade desses problemas sabe o quanto isso pode ajudar na melhoria da nossa qualidade de vida”, disse.


O vice-governador Helenison Pontes também foi homenageado por sua colaboração à área da saúde pelo diretor operacional da Pró-Saúde, Agnaldo Correa. Já o secretário de Saúde, Hélio Franco, foi homenageado pela diretora da regional da Sespa, Eliane Miranda, pela forma como vem conduzindo as ações da Sespa naquela região.


Referência - O diretor do HRBA disse ainda, que dos 48 serviços previstos inicialmente para o hospital, 46 já estão em pleno funcionamento. O HRBA recebeu o reconhecimento da direção de Urgência e Emergência da Sespa como o hospital mais resolutivo do Pará, e também o reconhecimento do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer com o título de ‘Unidade de Alta Complexidade de Oncologia’. “A partir de 2012, faremos do Hospital Regional do Baixo Amazonas um pólo de formação de profissionais de Saúde”, assegurou.


Prevenção - O maior número de internações no país atualmente se dá por conta da hipertensão ou do diabetes e suas conseqüências. São  casos que, na sua maioria, poderiam ser tratados com atenção básica se houvesse uma cultura preventiva de saúde por parte dessas pessoas. De acordo com o secretário de saúde, 20% de toda população acima de 40 anos apresenta hipertensão arterial. "Por se tratar de uma doença silenciosa, se não for diagnosticada a tempo e tratada adequadamente com medicamentos e com uma mudança de comportamento, ela só será descoberta quando acontecer um derrame", alerta.


No caso do diabetes, 8% da população mundial possui a doença e não se sabe. “A solução para diminuição desses números é fazer o tratamento preventivo. Mais de 95% das pessoas que hoje necessitam de hemodiálise são aquelas que não trataram corretamente a hipertensão. A população precisar estar atentar para a prevenção dessas doenças”, destacou o titular da Sespa, lembrando que os medicamentos tanto para hipertensão como para diabetes distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde.


Ag. Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural