Pará alcança meta de vacinação contra gripe.

O Estado do Pará alcançou a meta da 13ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, com 80,75% de cobertura vacinal, o que representa 801.821 pessoas vacinadas. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (02), pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, que estava acompanhado da coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde.


A campanha foi realizada de 25 de abril a 13 de maio e teve como destinatários idosos com mais de 60 anos, mulheres gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde. Além da gripe sazonal, essa vacina também protege contra o vírus da gripe A (H1N1), que causou a pandemia mundial em 2009 e matou 30 pessoas no Estado.



No Pará, a vacinação não foi prorrogada oficialmente, porém, os municípios que ainda não tinham alcançado a meta puderam continuar vacinando sua população, especialmente, aqueles que se encontram em áreas de difícil acesso. E podem, ainda, fazer isso até o dia 10 de junho, quando o Ministério da Saúde, fechará todos os dados, a campanha será definitivamente encerrada e os gestores municipais não poderão mais alimentar o Sistema do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), o que é feito diretamente por cada município via internet. Depois disso, as doses de vacinas que sobraram serão recolhidas e devolvidas ao Ministério da Saúde.


Segundo Helio Franco, a vacinação ainda é a melhor opção para evitar as doenças imunopreveníveis como a gripe, que não é uma doença banal como algumas pessoas acreditam. “As complicações da gripe podem levar à morte”, alertou o secretário.


Ele disse que apesar de ser uma vacina nova para combater três tipos de vírus, não foi notificado nenhum caso de reação adversa no Pará, o que é bastante positivo no processo de vacinação da população.


Ele lembrou que além da vacina, a população deve manter os hábitos de higiene, como proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar e evitar aglomerados, que contribuem para a transmissão da doença.


De acordo com Helio Franco, a população idosa foi a mais participativa da campanha, por isso foi o primeiro grupo que alcançou a meta. “Pode-se dizer que os idosos já incorporaram a cultura da vacinação anual contra a gripe, que acontece há 13 anos no Brasil e até já esperam pela data no mês de abril”, disse Helio Franco.


O grupo que menos aderiu à campanha foi o das gestantes e há duas possibilidades para isso: o medo de injeção durante a gravidez e a superestimativa desta população, o que está sendo questionado pelos Estados junto ao Ministério da Saúde.


A coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, disse que “o êxito se deve ao esforço, ao empenho e dedicação de cada um dos trabalhadores das equipes de vacinação, à família que indicou o caminho das salas de vacinação para suas crianças, idosos e gestantes, às equipes e gestores municipais de saúde, que, num grande esforço e integração, otimizaram as estratégias para garantir a vacinação da população contra a gripe em cada um das localidades do nosso Estado”.


Fonte: SESPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural