Enquete: criação do Tapajós tem mais de 60% de votos favoráveis

A criação do estado de Tapajós, a partir da divisão do Pará, foi aprovada por 61% dos internautas que participaram de enquete sobre o assunto promovida pelo DataSenado. A enquete, respondida entre 15 e 31 de maio de 2011, contou com a participação de 12.399 internautas.


ORM

Comentários

  1. Pela Constituição federal , somente a região que tem interesse em se separar é que vota no plebiscito.
    A senadora Marinor já está articulando contra o plebiscito e quer que todo o Pará vote, inclusive quem mora em Belém.

    Se ela conseguir mudar a legislação, dificilmente o povo de Tapajós e Carajás conseguirá se separar porque a população é menor nessa região.

    Por isso cabe apelar aos senadores do Pará que estão a favor da separação.

    A oportunidade é unica de dividir o Pará, por isso é preciso lutar com todas as armas e não permitir que a Constituição seja mudada com emendas que favorece os contra.

    ResponderExcluir
  2. Mas será que ela consegue mudar antes do plebiscito? Pq, se não me engano, ele já será em novembro.

    E adorei saber que a votação só ocorre entre os interessados da divisão. Deixo de ser Paraense, para ser TAPAJOARA com amor.

    ResponderExcluir
  3. Se não quer ser paraense, vá morrer de fome noutro lugar, temos que ter amor pelo nosso Estado, você não vê que tudo isso é um jogo de interesse politico? como vcs vão sobreviver sem industrias, sem recursos industrializados, importados.... tudo irá para as alturas... pense bem! mais politicos, mais roubalheira....

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a constituição não diz que é só quem quer se separar quem vai votar, se assim fosse não seria necessária a votação. O texto diz que deve ser consultada a população "diretamente interessada". O entendimento dos juizes, desembargadores, ministros e operadores do direito em geral é o de que a população diretamente interessada é a população de todo o Estado que será dividido em caso de divisão, a população de dos dois ou mais Estados em caso de fusão, e a população dos dois ou mais Estados em caso de incorporação. Desse modo não se pode falar em mudança na constituição está sendo discutido a interpretação da lei. Existem inclusive opiniões de que a consulta deveria ser nacional, haja vista que os demais Estados sofrerão mudanças na divisão dos recursos federais com a criação de novos Estados, sendo assim, seriam também interessados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural