Manoel Pioneiro: Divisão do Pará.

Como presidente da Assembleia Legislativa sou a favor do plebiscito.Não gosto da idéia de emancipar por emancipar. Na assembleia temos deputados que são favoráveis a emancipação e outros contra,é um longo debate. E isso faz parte da democracia! Acho que é preciso um levantamento para ter maiores informações sobre este assunto que envolve todo Estado do Pará. A sociedade paraense deve ser consultada,  não só o Tapajós,não só a região do nordeste paraense, mas todo o Estado do Pará.


Temos certeza de uma coisa hoje: que o plebiscito é necessário para que possamos ouvir a população. Assim como foi feito um plebicito para o desarmamento precisamos fazer o mesmo para saber o que o Estado do Pará quer. Acredito que se o Governo do Estado trabalhar bem ,como tem feito,dando atenção às áreas de todos os quatro cantos do Pará, nós não teremos tantas dificuldades.


A maioria da população do sul do Pará e do oeste ,por exemplo, alegam ausência  do poder público . Mas melhorando isso, nós acreditamos que a coisa pode mudar muito neste sentindo.Não sou favorável ao desmembramento só por interesses políticos e partidários. Deve ser feito um estudo técnico e econômico nas cidades para que possamos ter as característica principais do que deve acontecer no Estado do Pará. Essa divisão é como se estivesse desmembrando uma parte do corpo sem perguntar se vai fazer falta ou não:uma perna,uma braço,e é isso que vai acontecer com o Estado.


Um assunto desses é de suma importância e todo o Estado do Pará vai enfrentar, toda a sociedade, do cidadão de salário mínimo ao grande empresário. Para se criar um novo estado quer dizer criar um novo governo,nova assembleia,novo judiciário,Ministério Público, etc.


blog Manoel Pioneiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural