Estado do Tapajós: Plebiscito é discutido em Santarém.

O plenário da Câmara Municipal de Santarém reuniu na manhã desta sexta-feira (06/05), lideranças políticas (prefeita, deputados, vereadores, secretários municipais de governo) e representantes da sociedade civil organizada, em uma confraternização pela aprovação ontem, na Câmara dos Deputados, do projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti que autoriza a realização do plebiscito do Estado do Tapajós, mas que ainda precisa passar pela aprovação do Senado antes de ser promulgado. “A vitória de ontem é coletiva. Todos nós sonhávamos há muito tempo com isso”, destacou Edivaldo Bernardo, coordenador geral do Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós.


Além de Santarém, estavam presentes à reunião na Câmara, representantes dos municípios de Juruti, Oriximiná, Alenquer e Monte Alegre.


Em seu pronunciamento, a prefeita de Santarém Maria do Carmo, reafirmou o apoio de seu governo à causa, que já ocorre desde 2005. Declarou que em seu segundo mandato, criou a Coordenadoria de Integração Regional, que tem participado efetivamente de todas as articulações organizadas pelo Movimento pelo Plebiscito. “Esta causa é de todos nós. Se já dávamos apoio, agora mais que nunca, me coloco à disposição para participar efetivamente de todas as articulações necessárias para convencimento da população sobre a importância da emancipação, pois essa é uma reivindicação histórica e cultural. Não tenho dúvidas que o maior projeto de desenvolvimento para Santarém é a criação do Estado do Tapajós. E mais: o melhor presente que Santarém poderia ganhar pelos seus 350 anos seria sua autonomia política, histórica e social”, enfatizou.


Maria do Carmo disse existir relatos em que, em 1950, o ex-prefeito Elias Pinto “já era um dos primeiros a sugerirem a criação do Estado do Baixo Amazonas como anseio para a consolidação da região, tendo Santarém como importante pólo”. A prefeita enfatizou ainda que em 1992, o PT oficializou sua posição favorável pela criação do Estado do Tapajós, tendo coletado mais de 17 mil assinaturas para ajudar na revisão de emenda popular e que, junto com o relatório 01/90, respaldou o projeto do senador Mozarildo Cavalcanti. “Sei que esta luta não tem cor partidária, mas é preciso que saibam que o meu partido já tinha decidido há quase 20 anos, apoiar esse Movimento”, afirmou.


Pela Proposta, o Estado de Tapajós ocupará cerca de 58% da área total do estado do Pará e será integrado por 27 municípios.


Seminário - Na próxima sexta-feira, 13 de maio, haverá um Seminário para discutir o Plebiscito Tapajós e Carajás. O encontro será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, no horário de 9h às 14h.


PMS

Comentários

  1. Luiz - Jornalista - São Paulo - capital11/05/2011, 09:49

     Quero parabenizar o senador Mozarildo Cavalcanti, pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Sr. Senador Mozarildo Cavalcanti, levante essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região.

    ResponderExcluir
  2. Vote Sim...
    Eleitores de outros Estados mas que moram no Pará têm até o dia 26/8 para
    transferirem seus títulos e votarem no plebiscito

    O TSE ainda não divulgou a data correta em que ocorrerá o plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, todavia, já foi anunciado que será na primeira quinzena de dezembro, nos dias 4 ou 11/12. Portanto, como a Lei Eleitoral preconiza que só terão direito a voto os eleitores que transferirem seus títulos até 100 dias antes do plebiscito, os eleitores têm, em tese, se o pleito acontecer em 4/12, até o dia 26 de agosto para efetuar a transferência, ou até o dia 2/9, se o plebiscito for marcado para 11/12/2011.
    Você que mora no Pará mas não possui o título no Estado vá logo ao cartório eleitoral e regularize a sua situação, ficando assim apto a exercer seu direito de votar. Restam ainda , no máximo 77 dias para efetuar a transferência. Não deixe para última hora.

    ResponderExcluir
  3. O TSE JA ANUNCIOU QUE O PLEBISCITO DO ESTADOS CARAJÁS E TAPAJÓS SERÁ DIA 11/12/11 ENTAO TODOS OS PARAENSES A FAVOR DO ESTADO DO TAPAJÓS E DIGA SIM A ESSA CAUSA. FOTE VERDE VOTE SIM

    ResponderExcluir
  4. DETIMAR PEREIRA12/10/2011, 13:58

    DIGA SIM AO ESTADO DO TAPAJÓS E CARAJÁS,VOTANDO NO VERDE 77

    ResponderExcluir
  5. DIGA SIM?PARA O ESTADO DO TAPAJOS?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural