Criminalidade diminui no Pará

Nos quatro primeiros meses deste ano, o sistema de segurança pública registrou no Pará a ocorrência de 928 homicídios – 164 a menos que no mesmo período de 2010 -, o que resulta em uma redução de 15% em relação ao ano passado. Os números da criminalidade constam do relatório analítico de crimes divulgado nesta segunda-feira (09) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).


A quantidade de latrocínios (roubo seguido de morte) foi reduzida em 42% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2011, ocorreram 33 latrocínios contra 77 computados há um ano. Os roubos também diminuíram, no mesmo período, em 24% - de 32.101, caíram para 24.384, uma diferença de 7.717.


As ocorrências de lesão corporal foram reduzidas em 12% - de 8.073 em 2010, passaram para 7.037 em 2011 (1.036 agressões a menos). No relatório, o tráfico de drogas é o único crime que registra crescimento de 39%, o que na verdade reflete o trabalho da polícia, ao intensificar a apreensão de entorpecentes e o desmantelamento de organizações criminosas.


Uma das estatísticas mais expressivas anunciadas pela Segup foi a redução da criminalidade no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Em março, foram 10 crimes registrados na cidade, e três em abril. Belém e Ananindeua foram cenários de, respectivamente, 41 e 24 homicídios, números que mostram uma redução de 36% na capital e 22% no município vizinho, em relação a março do ano passado.



Avaliação – Em abril foram registrados no Estado 6.083 roubos, 6.181 furtos, 12 latrocínios, 1.776 lesões corporais, 215 homicídios e 305 flagrantes de tráfico de drogas. A motivação da maioria dos homicídios, segundo o relatório, foi ódio ou vingança, observada em 188 ocorrências. Em segundo lugar ficou a embriaguez, que provocou nove crimes. As principais vítimas dos 199 homicídios registrados no último mês foram homens, na faixa etária de 35 a 64 anos. As armas de fogo foram utilizadas em 129 casos.


O titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha, ressaltou que as operações da polícia na tentativa de reduzir os homicídios e o tráfico de drogas estão tendo resultado positivo. “A cada mês estamos observando uma queda nos índices registrados. No quadrimestre completo deste ano, conseguimos prender de mais de mil traficantes. A intenção é dar continuidade às políticas que estão sendo executadas, para que a diminuição dos crimes seja cada vez mais significativa”, declarou o secretário.


Para o governador Simão Jatene, que na manhã desta segunda-feira inaugurou o novo prédio da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, em Belém, a participação da sociedade paraense é importante para a redução da criminalidade. “A violência é um problema social que precisa ser curado com vários remédios. Gostaria de parabenizar o trabalho que as polícias vêm desenvolvendo em parceria, pois ainda há muito o que se fazer para a instituição da paz. Os números positivos em nossa posse são observados também pelo engajamento da população em tirar o Pará do ranking dos Estados mais violentos, e mostrar que aqui existe gente boa e de bem”, destacou o governador.
Ag. Pará

Comentários

  1. É animadora a notícia de que a violência diminuiu nosso estado, porém há de se verificar as razões da queda desse percentual. Será que é resultado de políticas públicas eficazes ou simplesmente obra do acaso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural