Vacinação contra a gripe começa amanhã. (25)

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e tem como meta, no Estado, imunizar pessoas contra três tipos de vírus, inclusive o H1N1.


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Imunização, informa que a população atendida foi ampliada este ano: além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e profissionais da saúde.


Até 13 de maio, último dia da campanha, a meta no Estado é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972. Dados do Ministério da Saúde informam que 1.085.320 milhão de doses foram disponibilizadas para 4.540 postos de saúde no Pará, sendo 92 na capital e 4.448 no interior.


O público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. A vacina distribuída protege contra os três principais vírus que circulam, entre eles o da gripe A.


As crianças vão receber duas doses da vacina: a primeira será aplicada no período da campanha e a segunda 30 dias depois. Os demais grupos tomarão apenas uma vez. Em relação aos maiores de 60 anos, haverá a necessidade de atualizar a situação vacinal contra a difteria, tétano e febre amarela.


A Sespa ressalta ainda que outros grupos, como crianças de 2 a 5 anos, doentes crônicos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos, que receberam a vacina contra a gripe A no ano passado, não vão precisar se vacinar de novo porque já estão imunes.


Com relação aos profissionais de saúde, a Divisão de Imunização alerta, em nota, para a importância da vacina. “Trabalhador de Saúde  é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde atuando na recepção no atendimento na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desse”.


Assim, devem ser vacinados desde os profissionais que atuam na atenção básica até os que trabalham no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.


A Sespa ressalta que a vacinação contra gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia ao ovo de galinha e derivados. A indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves adiem a vacina.


A Secretaria também informa que, ao longo dos anos, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.


O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, dará detalhes sobre a campanha de vacinação em entrevista coletiva a ser concedida nesta segunda-feira (25), às 9 horas, no gabinete da Sespa, avenida Conselheiro Furtado, 1597, entre as travessas Generalíssimo Deodoro e Quintino Bocaiuva.


sespa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural