IPVA: Pagamento de placas 74 a 94 termina segunda-feira.

Na próxima segunda-feira (11) termina o prazo de pagamento com descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para os proprietários de veículos com placas 74 a 94, embora a data do licenciamento destas placas, no Departamento de Trânsito (Detran), seja 10 de junho.


O pagamento integral do IPVA dois meses antes do prazo final do licenciamento, para veículos que não têm multas de trânsito, garante o benefício do IPVA Cidadão. Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado, e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo. O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA deste ano em três parcelas, sem desconto.


A tabela do IPVA está no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O proprietário pode consultar prazos, valores do IPVA e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessando o portal de serviços (www.sefa.pa.gov.br).



O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e serve como elemento para calcular o IPVA. A queda no valor do tributo acontece devido à desvalorização dos veículos, de um ano para o outro.



A alíquota do IPVA é de 2,5% sobre o valor venal para carros. Ônibus, microônibus, tratores, motocicletas e caminhões pagam 1%. Veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos.


Parcelamento - O contribuinte com débitos vencidos até 2010 tem a possibilidade de parcelar o valor do IPVA em até oito parcelas. Esse limite poderá ser estendido para o máximo de 36 parcelas, após análise econômico-financeira, e a critério do titular da Secretaria. O parcelamento pode ser feito via internet, no portal de serviços da Sefa, na opção Parcelamento de IPVA.


Para requerer o parcelamento é preciso procurar a Coordenação Especial de Administração Tributária do IPVA e do ITCD na Região Metropolitana de Belém, e no interior do Estado as Coordenadorias Regionais de Administração Tributária e Não Tributária (Cerat). Mais informações podem ser obtidas no site da Sefa, ou pelo serviço de atendimento Alô Sefa (0800-725-5533).


Veículos roubados - Os contribuintes que tenham veículos roubados ou furtados não precisam fazer o pedido formal de isenção do imposto à Sefa. Desde 2009, o governo do Estado tornou o registro de furto e roubo de veículos automático no sistema fazendário, desde que a informação conste do sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), após o contribuinte formalizar o furto ou roubo em um unidade policial.


Em caso de recuperação do veículo, o débito proporcional será lançado, automaticamente, com base nas datas informadas no sistema Renavam


Ag. Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural