Falta de segurança nas escolas: Quem vai pagar por isso?


Por prof. Sebastião Sousa*








A brutalidade com que um jovem adentrou numa escola municipal do Estado do Rio de janeiro, vitimando crianças inocentes num ataque traiçoeiro e barbário impactou a sociedade e despertou-me para algumas reflexões no que se refere a questão da segurança nas escolas direcionada a profissão docente e aluno. Quando acentuo a função de aluno como profissão, é porque aprendi , antes de entrar no mercado de trabalho formal, que ser estudante já seria uma atividade profissional, tanto que me recordo de preencher alguns cadastros, no meu tempo de aluno, colocando como profissão: estudante . Esse detalhe é tão somente para explicitar que professor e alunos , pela profissão que exercem , merecem ser olhados pela sociedade e especialmente pelo poder público com mais respeito e dignidade.


Esperar um fato como este, ocorrido há poucos dias, praticado por um atirador doente e insano contra uma classe escolar, aterrorizando professores e aniquilando a vida de jovens estudantes, para torna , assim, a educação pauta em toda mídia , é brincar com a cara do brasileiro, e dizer que só se fala em educação neste país, quando um fato estupendo e assombroso como este vem à tona. Isso sim é chocante e mais tenebroso ainda!!!




Se lançarmos um olhar crítico para o sistema educacional de nosso país, veremos lamentavelmente, um degradante quadro pela falta de tantos recursos sejam eles materiais ou humanos . Quem pisa no chão de uma escola pública , logo se dá conta da realidade caótica que muitos docentes e alunos enfrentam diariamente, no exercício de sua profissão. A quem cabe a culpa disso? Deve-se culpar um atirador que por ter sido vitima também deste sistema, encontrou na sua loucura a fuga para escapar deste cenário sombrio, o qual chamamos de escola? É duvidoso alguém falar da educação como porta para vida, como instrumento de liberdade, se nossas escolas ainda sofrem com tantas deficiências que atrelam a qualidade e a busca plena da formação de um individuo.


Esta cena barbaria a que assistimos nesses últimos dias, chocou muito o emocional da sociedade e levou políticos, ainda que de forma tímida e melindrosa , a olhar para a educação e falar em segurança nas escolas. Isto quer dizer, e, eles sabem disso, que nenhum estudante necessita apenas de livros didáticos, merenda de qualidade, laboratórios de pesquisa, embora nem todos neste país saibam ainda a que estou me referindo. A educação precisa ser levada a serio como prioridade precípua, com investimentos em todos os aspectos, e a segurança, se antes não era, hoje já é, sem duvida nenhuma, um desses aspectos.


Temos que culpar nossos governantes, sem receio disso, das cenas horrendas que ocorrem nas escolas de nosso país, e mais recentemente do assassinato de inúmeros estudantes na escola Municipal Tasso da Silveira, do Rio de janeiro. Pois isso é o reflexo da crise educacional brasileira que há anos vivenciamos, com professores mau remunerados e sobrecarregados de atividades, com pouco tempo para fazer de suas aulas um verdadeira aula para vida!!!


Precisamos sair deste paradoxo: educação de qualidade X educação sem qualidade; teoria X teoria sem prática; segurança X falta de segurança. Professores e alunos necessitam ser olhados como gente, como pessoas que trabalham na construção deste país, como cidadãos dignos de respeito. Até quando teremos governantes impassíveis a causa de um ensino voltado para paz e para a valorização de professores e alunos?








* Especialista em Gênero do discurso e Ensino da Língua Portuguêsa

Comentários

  1. O documentáriio eh excelente. eu tbm fiquei mto preocupadoo com as alunos da escola municipal do RJ... aquele ser humano não deveria nem.....com tudo que ele fez com aquelas crianças... eu estudei na escola MI ano passado, mais nunca presenciei uma catástrofe assim... ¬¬

    maiis o que temos que realmente ter eh homens ii mulheres compromissados com a educação Brasileira, acredito que o Brasil ficou muito envergonhado com o ato inesperado por aquele cidadão.... eu espero que passe logo esse pesadelo.. e acredito tbm que ñ eh bom, ou seja, aproveitoso para um pais subdesenvolvido, a 8ª maior economia do mundo, se escandalizar com esses tiipos de acontecimentos.... A escola MI está de parabéns, juntamente com o profº Sebastião ii o profº Sydney Rocha....


    gosteii mto do documentáriio...


    ah, ia esquecendo.. Parabéns Madre Imaculada, pelos 50 anos....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural