Cinco motivos para criação do Estado do Tapajós.


Motivo 01
A falta de presença do poder público em áreas isoladas como o Oeste do Pará, trava o desenvolvimento econômico regional.


Motivo 02
Estados gigantescos como Pará e o Amazonas, são inviáveis do ponto de vista sócio-econômico e administrativo. Os EUA, sem o Alasca, têm área menor que a do Brasil e contam com o dobro de Estados.


Motivo 03
A criação do Novo Estado na região do Oeste do Pará, mais do que um projeto político, é um projeto de desenvolvimento estratégico de segurança nacional, econômico e social no Norte do Brasil.


Motivo 04
A criação do Novo Estado servirá para solidificar a vigilância e a soberania, sobre as riquezas, proporcionando o desenvolvimento harmonioso do Brasil e gerando aproximadamente 200 mil empregos.


Motivo 05
Dada à distância que separa a Região do Baixo Amazonas da capital do Pará, o futuro Novo Estado, na prática, já se constitui uma unidade com vida própria. (www.estadotapajos.com.br)



Você leitor(a), tem mais algum motivo? Dê sua opinião (comente)


Comentários

  1. Seria auto-dependência, para controlar os tributos arrecadados pelos contribuintes, para uma plicação direta na infra-estrutura; local do Oeste do Pará. Sem ficar dependo de migalhas do Estado.

    ResponderExcluir
  2. com certeza tem muitos mais motivos pra criar o estado do tapajós, santarém precisa de desemvolvimento, todo dinheiro de tributos vai toda pra capital e não tem retorno.

    ResponderExcluir
  3. A divisão vem auxiliar na administração das diferenças entre os municipios que, pela distância entre si, possuem aspectos muito distintos entre si. A exemplo das peculiaridades relacionadas ao uso dos recursos naturais, às diferenças culturais, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. com certeza terá mais 1 governador, mais 1 vice governador e abrirá vaga no senado e na camara dos deputados para um monte de oportunistas, safados e ladroes.
    vendo que o no pais tem os deputados 15º salario, beneficios em cima de beneficios e o povo como todos sabem que vivem na miseria tanto no para quanto no amazonas.
    e um estado novo nao ajudou nada no tocantins apenas desenvolveu uma cidade a populaçao pobre continua pobre, nao teve melhora. PARABENS BRASIL. POVINHO QUE MERECE.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Ivan e discordo de Edson! Ridículo! Toda (TODA) região Oeste do Pará não responde por mais de 15% da arrecadação estadual. O governo retorna à região muito mais do que esta coleta, não há população ou empresas suficiente para sustentar os custos de manutenção das cidades que "fariam parte do novo estado", quanto mais manter um novo governo (governador, vice, secretários e secretarias, deputados, assessores etc). A rede educacional, o sistema de segurança pública entre outros seriam rebaixados às mesmas condições de alguns estados do nordeste brasileiro ou pior às do Acre. No final das contas, o novo estado só serviria aos interesses dos políticos que seriam os responsáveis pelos poucos recursos federais que seriam enviados como títulos participativos da federação e o povo... A fábrica da Coca-Cola encerrou suas atividades em Santarém por falta de mercado consumidor, não há razão para indústrias e industriais investirem no Baixo-Amazonas (a oferta de consumo da Amazônia inteira é menor que a cidade de São Paulo), tudo é longe de tudo e novas leis de preservação ambiental estão sendo implantadas (ainda bem) e dificultam a expansão da pecuária e da agricultura. O que precisamos é de uma maior representatividade na assembléia estadual e no congresso nacional e investimentos em nossa realidade palpável, como o turismo.

    ResponderExcluir
  6. pelo recado do Ivan e do João, acima da para sentir que ambos não são do Oeste do Pará, para recusar tamanho pojeto, digo assim pos sou do mas novo estado do Brasil, Tocantins, hoje morador, cidadão do Oeste do Pará, mas posso dizer que o Bico do Papagaio como era chamado o norte de Goias so teve melhores condições para aquela população após a criação do abençoado Estado do TO.então se queremos um futuro melhor pra nossas gerações futuras a hora é essa, diga SIM ao Topajós.

    ResponderExcluir
  7. Ivan perin e João parabéns pelos comentários irrepreensíveis, vocês estão certíssimos, se mais pessoas como vocês existissem talvez não existisse tantas pessoas cretinas nesse pais. “Cada um tem o que merece” penso que a maioria da população está a favor da criação, mas nem metade desse povo entende que o custo de manutenção dos novos estados vai custar mais de 5bilhoes de reais por ano ao governo federal.

    ResponderExcluir
  8. Vc poderia esclarecer melhor o motivo 4 e 5

    ResponderExcluir
  9. Desculpa, gostaria de melhor esclarecimentos dos motivo 3 e 4.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Manolo, pode ser verdade o que você diz quanto ao custo de 5 bilhões ao governo Federal por ano, contudo vc não acha que seja melhor que o governo gáster tentando dar condições dignas a uma população esquecida , ao invés de dar a corruptos de lá.

    ResponderExcluir
  11. Na boa, essa de comparar o Brasil e os EUA, foi demais mesmo (tô sendo ironico caso não tenham percebido). Lá é um mundo totalmente diferente do nosso, nada haver essa comparação tosca.

    ResponderExcluir
  12. Bruno Augusto01/12/2011, 07:32

    O grandioso estado do Pará é reconhecida pelo tamanho de seu território, belezas naturais, escâdalos públicos, massacres por disputas de terras, sendo que tais belezas são ultilizadas pela minoria de sua população, restando o que há de pior para maioria. Da mesma forma que região metropolitana sugou as riquesas existentes da região do carajás, contribuindo com o aumento da pobreza daquele povo sofrido que se viram obrigados a migrarem para a capital e cidades adjacentes, alojando-se em invasões onde milhares de jovens caíram no mundo das drogas e da prostituição infantil onde foi relatada a nível nacional, e sem falar na marginalização por falta de opções e oportunidades de emprego; isto é a consequência das invasões territoriais.
    A mesma coisa irá acontecer se deixarmos esse sonho centenário escapar de nossas mãos, tirando oportunidade do povo do Oeste do Pará, de ter uma qualidade de vida melhor para as presentes e principalmente as futuras gerações. DIGA SIM PARA O ESTADO DO TAPAJÓS E CARAJÁS, VOTE 77...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural