Obama diz que Brasil é cada vez mais um líder mundial.

O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado, em Brasília, que o Brasil é cada vez mais um líder mundial, e não somente regional, no contexto de uma nova realidade geopolítica global.

Em pronunciamento conjunto com a presidente Dilma Rousseff, feito no Palácio do Planalto, Obama não expressou diretamente seu apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.


No entanto, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão continuar trabalhando "ao lado do Brasil e de outros países" para tornar o Conselho mais representativo, com a participação de novos atores importantes no cenário mundial.


Um comunicado conjunto publicado depois do pronunciamento, e assinado pelos dois presidentes, afirma que Obama "manifestou seu apreço" pela intenção do Brasil se tornar membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as "responsabilidades globais" assumidas pelo país.



Segundo uma fonte do governo brasileiro, o fato de Obama ter manifestado, no comunicado final, seu "apreço" à ambição brasileira de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança foi considerado positivo, por ter sido um apoio dado por escrito.


No entanto, o gesto esperado pelo lado brasileiro era uma manifestação pública de apoio ao Brasil, assim como a oferecida pelo presidente americano à Índia, no ano passado, em discurso feito em Nova Déli.

Em sua fala, Obama disse que o Brasil, como uma das maiores democracias do hemisfério, promove uma maior integração entre as Américas. O presidente americano destacou o "crescimento extraordinário" do Brasil, que passou de receptor de ajuda externa para doador de recursos a outros países.


Obama citou o “sacrifício” feito por pessoas como Dilma para transformar o Brasil de uma ditadura para uma democracia, e disse ter certeza de que a sua colega brasileira exercerá a liderança para viabilizar o progresso na relação entre os dois países.


O presidente americano afirmou que sua visita ao Brasil é uma oportunidade para estreitar a parceria entre os dois países nas áreas de energia renovável e de comércio. Ele também destacou as ações conjuntas entre EUA e Brasil em ações humanitárias, no combate ao tráfico de drogas e contra o trabalho infantil.



Dilma


Em seu discurso, Dilma ressaltou o fato de ela ser a primeira mulher na Presidência brasileira, recebendo em visita oficial o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.


Dilma citou “contradições” que precisam ser superadas, pedindo o fim de medidas protecionistas no comércio com os Estados Unidos.


Ela reconheceu os esforços tomados pelo governo americano para sair da crise, mas disse que é necessário romper as barreiras aos produtos brasileiros e corrigir "desequilíbrios" na relação comercial entre os dois países.


A presidente pediu reformas em instituições como o Banco Mundial, o FMI e o Conselho de Segurança da ONU.


Quanto ao Conselho de Segurança, a presidente pediu um assento permanente no órgão, afirmando que o Brasil é um país comprometido com a paz, a tolerância e o diálogo, e que não pretende realizar uma “ocupação burocrática” de espaços como este.


Dilma destacou a importância de estabelecer parcerias com Estados Unidos nas áreas de infraestrutura e energia, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016.


Almoço


Depois do pronunciamento, em almoço promovido para mais de 150 pessoas no Palácio Itamaraty, Dilma afirmou que o Brasil está pronto para dar sua "contribuição à paz internacional" no Conselho de Segurança da ONU. "Queremos contribuir para uma multipolaridade benigna", disse.


A presidente também ressaltou a importância da cooperação entre Brasil e Estados Unidos na exploração do petróleo da camada do pré-sal e no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável.


Sobre comércio, Dilma afirmou que tanto Brasil quanto Estados Unidos esperam uma conclusão bem-sucedida na rodada Doha, iniciada em 2001 para estimular o comércio entre os países e reduzir o protecionismo, mas que acabou suspensa em 2008 devido a desacordos sobre questões agrícolas.


Por sua vez, Obama citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-61) ao dizer que Brasília seria "o raiar de um novo dia", e afirmou que sua visita cria as bases para cooperação não apenas para os povos americano e brasileiro, mas para todo o mundo.


O presidente americano afirmou que pretende ajudar o Brasil no que for possível em seu caminho de progresso econômico. "O crescimento do Brasil é um dos principais empreendimentos da nossa era", disse Obama.


Fonte: BBC Brasil

Comentários

  1. É a primeira visita do atual presidente norte-americano
    Negro quebrando paradigma, como nossa mulher, este ano
    Segue os mesmos passos de Bush, Clinton e outros tantos
    Nada de bate-papo, cafezinho. Só assunto sério por enquanto

    “É a economia, estúpido!” Frase célebre e inteligente
    Veio firmar ao menos 10 acordos bilaterais com a gente
    Além de estreitar as relações estremecidas no governo anterior
    Quando o Brasil foi simpatizante dos grandes tiranos do exterior

    A China agora é o maior parceiro comercial do Brasil
    Mas nos Estados Unidos, essa derrota ninguém engoliu
    Querem de volta o 1º lugar que tinham com vantagem total
    E Dilma, claro, pressiona por equilíbrio na balança comercial

    Além disso, na ONU cobramos uma vaga permanente
    E exigimos posicionamento dos EUA, até agora indiferente
    Acenou com simpatia, mas sem resposta partiu para o Rio
    De onde dará sequência à sua agenda, tal qual se previu

    O helicóptero, de tão grande, pousou em campo de futebol
    Antes, atendeu tietagem: foto para Paes, com o filho menor
    O discurso para o povão tinha o Huck de apresentador convidado
    Foi desviado para o teatro. Há segurança para o chefe de estado?

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural