Mulheres de Santarém realizam lanternaço por melhorias na iluminação pública

Com o objetivo de denunciar falhas na iluminação pública, moradoras de Santarém realizarão um lanternaço na próxima sexta-feira (03.07). Segurando lanternas, elas percorrerão ruas da cidade consideradas escuras e inseguras para transitarem sozinhas. O ato faz parte da campanha Cidades Seguras para as Mulheres, da organização humanitária ActionAid, em parceria com a FASE Amazônia, e cuja finalidade é reivindicar a melhoria da oferta de serviços públicos nos espaços urbanos e diminuir a incidência da violência de gênero.

O lanternaço começará às 17h30 e sairá da Avenida Tapajós, altura da esquina do GDA, seguindo pela Raimundo Fona, para ser encerrado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A atividade será precedida por um debate sobre políticas públicas que garantam a qualidade dos serviços públicos e, consequentemente, cidades mais seguras. São esperadas cem mulheres.

Estudo divulgado pela ActionAid ano passado mostrou que ao menos 70% das mulheres ouvidas em seis cidades brasileiras já deixaram de sair de casa em determinado horário com receio de sofrer algum tipo de assédio ou violência. A campanha Cidades Seguras para as Mulheres foi lançada no Brasil em 2014 e globalmente em maio deste ano. A ActionAid está realizando uma série de ações para pressionar os gestores públicos a adotarem medidas para melhorar a oferta dos serviços nas cidades. Lanternaços já aconteceram em Rio, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: Juliana Camara/Ascom:Press Officer Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural