Helenilson Pontes será membro de honra do Conselho Estadual de Educação

helenilson pontes.jpgO secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, assumiu nesta terça-feira (27) o compromisso de atuar em conjunto com o Conselho Estadual de Educação (CEE) na sensibilização de prefeitos e dirigentes de municípios paraenses na implantação de sistemas municipais de Educação, o que inclui os conselhos municipais na área.

Nesta quinta-feira (29), o secretário de Educação tomará posse como membro de honra do CEE, que atua na gestão compartilhada do sistema estadual de ensino, abrangendo o funcionamento de escolas públicas e privadas. Dos 144 municípios paraenses, apenas 61 têm Conselho Municipal de Educação, para encaminhamento de ações relacionadas à regulamentação e funcionamento de escolas públicas e privadas.



Na audiência com Helenilson Pontes estiveram a presidente do CEE e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Suely Menezes, a secretária das duas entidades, Kátia Tárrio, assim como a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Ana Cláudia Hage.

A reunião serviu para a troca de informações sobre assuntos relacionados à gestão escolar e o funcionamento do CEE. Suely Menezes informou que o conselho cria um grupo de trabalho para elaborar e executar projetos e ações no campo da educação especial.

Outro tópico no encontro foi o começo de debates de propostas para dinamizar a educação indígena no Estado. A atualização de algumas normas do CEE com a legislação vigente e a parceria entre a Secretaria de Educação e o conselho também foram abordadas pelos dirigentes na audiência.

“Estamos reestruturando a Seduc no sentido de viabilizar a gestão escolar, ou seja, colocar para funcionar os setores de gestão aqui no prédio principal da secretaria e, concomitantemente, as mil escolas da rede pública estadual", afirmou o secretário.

Helenilson também declarou que a parceria com o Conselho Estadual de Educação é muito bem-vinda e “se mostra fundamental para a revisão de alguns processos e definição de metas à luz da legislação que rege o setor educacional no país para que possamos avançar nos rumos da educação pública no Estado”.

Eduardo Rocha
Secretaria de Estado de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural