Prise/Prosel: 3ª etapa acontece neste domingo

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza neste domingo, 15, as provas da terceira e última etapa dos Processos Seletivos 2014 – Prise e Prosel. Seguem na disputa por uma das 3.106 vagas ofertadas pela instituição, em 24 cursos de graduação, 13.042 candidatos.




Os exames acontecem em 25 municípios do Estado. Os portões serão abertos às 7 horas, com início das provas às 8 horas. Em Belém, o maior local de prova do Prise é o Campus II da Uepa, no bairro do Marco, com 938 candidatos. Já no Prosel, 800 candidatos estão lotados no Colégio Lauro Sodré. Os gabaritos serão divulgados pelo site da Uepa (www.uepa.br) e nos quadros de aviso dos campi da universidade, ainda no domingo.



Foram feitas mudanças em dois locais de prova: em Marabá, os candidatos antes lotados na Escola Estadual Jonathas Pontes Athias farão prova na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Martinho Mota da Silveira, localizada na Folha 27, Quadra Especial, s/n, bairro Nova Marabá; e em Ananindeua, os candidatos antes lotados na Escola Lucy Correa de Araújo foram remanejados para a Escola Jornalista Romulo Maiorana, no Conjunto Cidade Nova VIII, WE-48, 171, no bairro do Coqueiro. Os candidatos afetados pela mudança, nos dois municípios, devem acessar novamente o endereço www.uepa.br para reimprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, indispensável no dia da prova.



Nesta última etapa, os candidatos irão responder 54 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Língua Estrangeira, e fazer uma redação valendo 30 pontos. Será eliminado quem obtiver menos de doze pontos na prova objetiva e menos de seis pontos na prova de redação.



Concorrência - O curso de Medicina, em Marabá - o mais concorrido da instituição e que recebeu 1.116 inscrições -, após o ponto de corte das duas primeiras etapas, agora segue com 53 candidatos na disputa por dez vagas. Na capital, a concorrência por uma vaga no curso de Medicina é de 5,22, ou seja: 261 candidatos disputam as 50 vagas ofertadas.



Ainda em Belém, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Física (1º Semestre/Matutino) figura como um dos mais concorridos, com 73 candidatos disputando 13 vagas, numa concorrência de 5,62. Em seguida, Licenciatura em Pedagogia (1º Semestre Noturno) desponta com uma concorrência de 5,55 candidatos por vagas, o que representa uma demanda de 111 candidatos para 20 vagas. O terceiro curso mais concorrido é o de Engenharia Florestal com 5,53 por vaga.



Já pela terceira etapa do Prise, modalidade destinada aos estudantes do Ensino Médio, a maior concorrência é no curso de Enfermagem (1º Semestre/Vespertino), em Belém, com 198 candidatos para 12 vagas, numa relação de 16,5 para cada vaga. Em seguida, o curso de Engenharia de Produção, também na capital, segue com 244 candidatos disputando uma das 20 vagas ofertadas, numa concorrência de 12,2 candidatos por vaga. O novo curso da Uepa em Belém, Licenciatura Plena em História, é o terceiro mais concorrido, com 11,8 candidatos para uma vaga.



Orientações - Os candidatos que ainda não têm o seu Cartão de Confirmação de Inscrição devem imprimi-lo pelo site da Uepa (www.uepa.br) ou pelo endereço www.prodepa.psi.br/uepa/vest/2014/lotacao2014/. A Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa lembra, ainda, que no dia da prova os candidatos devem ter em mãos documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (novo modelo), carteira de identidade ou carteira de trabalho, além do cartão de confirmação de inscrição e de caneta esferográfica com tinta azul ou preta.



Não serão aceitos CPF, títulos eleitorais, carteira de estudante, ou quaisquer documentos ilegíveis ou fotocópias. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.



O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme horário local. Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, palmtop, telefone celular, walkman, receptor e gravador, durante a realização da prova. Estão proibidos, ainda, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.



Novidades - O curso de Licenciatura Plena em História, estreia com números positivos: é a terceira maior concorrência do Prise, com 11,80 candidatos para 20 vagas, e nesta modalidade recebeu 236 inscrições. Pelo Prosel foram 1.234 inscritos. Eles também disputam 20 vagas, numa relação de 61,70 candidatos por vaga. A Uepa será a segunda universidade pública a oferecer o curso no Estado. A graduação chega para formar profissionais para atuar como professores da Educação Básica no Ensino de História, além das equipes de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas em museus e espaços culturais e de memória.




Outra novidade é a oferta do curso de Biomedicina, com 30 vagas em Belém. A graduação é ofertada desde 2012, em Marabá, visando a formação de profissionais de saúde no sudeste do Estado.



Atendimento especial - Os candidatos que solicitaram atendimento especial e com comprovada deficiência auditiva ou visual terão uma hora a mais para responder as questões do certame, com encerramento da prova previsto para as 14 horas. Além disso, o comando da redação para estes candidatos será traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua nativa dos surdos, por um professor do Curso de Letras/Libras.



A Uepa oferece suporte especial para realização das provas também por meio de intérpretes de Libras, ledor, sistema braille e provas ampliadas. Os candidatos da capital que possuem algum tipo de deficiência e solicitaram atendimento especial foram lotados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco.



Música - Os candidatos a uma vaga no curso de Licenciatura Plena em Música no Prosel 2014 ou na terceira etapa do Prise se submeteram, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se dividiu em provas teóricas e práticas, que aconteceram nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no Campus da Universidade em Santarém. O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre a outra opção, escolhida no ato da inscrição.



Serviço: Processos Seletivos 2014 – 3ª etapa: Provas no dia 15 de dezembro, das 8 às 13 horas. O Comprovante de Inscrição está disponível no site da Uepa (www.uepa.br). Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.



Números dos Processos Seletivos 2014:




Vagas ofertadas:3.106, divididas igualitariamente entre o Prise e Prosel (1.553 para cada um).


Cursos de Graduação: 24 (A novidade é o Curso de Licenciatura Plena em História).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural