Plebiscito: Frentes parlamentares têm prazo até amanhã.

Encerra amanhã o prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o registro de frentes parlamentares pró e contra a criação dos Estados do Carajás e Tapajós. As quatro frentes formadas ainda ontem articulavam apoios e adesões, mas a expectativa é que o registro seja feito sem atropelos.

UNIÃO

Após o indeferimento pela Justiça do pedido de registro do deputado estadual Eliel Faustino (PR) para uma Frente Contra a criação do Estado do Tapajós, o deputado Celso Sabino, do mesmo partido, e que criou uma outra frente, afirmou que irá procurar seu colega de partido.

“Queremos que o Eliel se junte a nós. Agora o momento é de união e de somar esforços”, disse Sabino, que realizou a convenção da Frente no dia primeiro de setembro e que terá como vice-presidente o deputado Carlos Bordalo (PT). Ocorre que Eliel Faustino afirmou que irá recorrer da decisão judicial.

O deputado federal Lira Maia (DEM), preside a Frente Pró-Estado do Tapajós garante que o registro da entidade jurídica que representará a região Oeste do Pará no plebiscito do dia 11 de dezembro será feito nesta segunda-feira no TRE.

Compõem a Frente todos os dez parlamentares eleitos pela região do Oeste paraense.


PRÓ-TAPAJÓS

A legislação prevê que apenas parlamentares possam integrar a Frente. Segundo o deputado, a Frente Pró-Estado do Tapajós será a gestora oficial da campanha política do “Sim”, cujo número é o 77.

A determinação do Tribunal é que cada Frente possa gastar no máximo em cada campanha R$ 10 milhões. O deputado está na expectativa de que a Frente possa conseguir esse valor. “Alcançar esse valor não é simples. Precisamos muito da população, das lideranças, dos empresários e de todos aqueles que queiram contribuir”. A campanha será intensificada na Região Metropolitana de Belém.

PRÓ-CARAJÁS

A Frente Pró-Carajás realizou ontem na Câmara Municipal de Marabá a sua convenção para a escolha do presidente, vice e tesoureiro, bem como chancelou o estatuto da frente, cuja ata será encaminhada para a Justiça Eleitoral. O deputado federal Giovanni Queiroz, que comanda o grupo, disse que já aglutinou os apoios necessários (parlamentares e de prefeitos) para iniciar a campanha da frente.

Informações: DOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural