Eleição SINPROSAN 2011

O blog abre espaço para que as chapas possam expor suas propostas e idéias.


CHAPA: Por um Sindicato forte e propositivo.

No próximo dia 30 de junho, trabalhadores e trabalhadoras em educação de Santarém vão às urnas eleger a nova diretoria do Sinprosan, um sindicato que, para nosso orgulho, está entre os poucos que com decência e coerência tem se levantado contra os desmandos dos últimos governos municipais, indo às ruas sempre que necessário.


Para o fortalecimento de nossa democracia interna, felizmente, além da Chapa 1 – "Valorização, Autonomia e Luta: A Chapa da Categoria" outras três chapas estão inscritas. Não podemos deixar de registrar que tais chapas são formadas por valorosos companheiros de luta, com os quais nos dispomos a fazer o debate franco e fraterno, afinal, nossos verdadeiros inimigos estão "lá fora".


Em Santarém, para a vergonha do atual governo, que ironicamente pertence ao partido dos "trabalhadores", hoje nós educadores ainda lutamos por questões básicas, dentre as quais destacamos: o direito dos professores de serem lotados com 200h; a valorização profissional com aumento salarial; o combate aos sábados letivos, que só se justificam para satisfazer os interesses do governo; a perseguição, com redução de carga-horária, de que ousa questionar a administração municipal; a exploração do trabalho, pois, no município, temporários que não têm apadrinhamento político prestam os mesmos serviços que efetivos e recebem sempre menos, não tendo a maioria de seus direitos respeitados; a necessidade do trabalhador em ter plano de assistência à saúde, receber vale alimentação e também vale transporte; a reformulação e efetivação do nosso PCCR, incluindo, na lei, os funcionários de escola (vigias, serventes, merendeiras, secretários, técnico-administrativos); a necessidade de uma política séria de formação continuada; a melhoria das condições de trabalho, visto que hoje servidores são lotados em locais inadequados, como é o caso das Unidades de Educação Infantil, funcionando em casas alugadas; professores na área de rios e planaltos que acumulam as funções de servente, merendeira, diretor sem receber para isso; dentre muitos outros.



Como se vê, as tarefas que se apresentam exigem do Sinprosan uma atuação com qualidade, inteligência, criatividade e, principalmente, com autonomia. Dentre outras coisas, a nova coordenação precisa se dispor a melhor compreender o papel do sindicato, devendo conhecer as leis, além de permitir que esse conhecimento chegue aos filiados, especialmente porque hoje, diferentemente de outros tempos, não se faz sindicato apenas com "garganta", é necessário conteúdo. Mais do que isso, porém, é fundamental que direção e categoria estejam convictas de que a existência do Sinprosan só se justifica se for para responder aos interesses dos trabalhadores. É por isso que a Chapa 1 – "Valorização, Autonomia e Luta: A Chapa da Categoria" reúne em sua composição experiência e inovação e, o mais importante, é formada por servidores que não vacilam quando se trata da defesa dos interesses da classe.


Acrescentamos que, caso sejamos eleitos, em momento algum queremos ser desrespeitosos ou injustos com qualquer governo e tão pouco temos intenção de quebrar financeiramente a prefeitura. Mas, uma convivência pacífica só será possível se do lado do governo também houver respeito, justiça e transparência. Desde já, deixamos claro que caso seja necessário estamos dispostos a conquistar nossos direitos na raça e nas ruas.


Somos conscientes da complexidade dos desafios, entretanto, nossa responsabilidade hoje supera nossos medos. É por isso que humildemente nos colocamos como opção nessa eleição e convidamos a todos os filiados do Sinprosan a não apenas votar na Chapa 1 – "A Chapa da Categoria", mas também a vir construir conosco, no pós-eleição, uma proposta viável para o nosso sindicato, que hoje com certeza é a nossa maior ferramenta de luta.


Profª. Telmaelita Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

43º edição do Festival Folclórico de Santarém inicia nesta quarta-feira, 23

Obra sobre a história do Baixo Amazonas

Maestro Isoca será homenageado em projeto cultural